VER BETWEEN TWO WHITE WALLS PROJECT
Filipe Paixão
Arquitectura: Rui Martins Nicolò Martin
Constructora: Window to the Future
Vilamoura, Portugal
2017
“Céu azul-cobalto – por baixo, uma bofetada de cal”. Reverberação do sol e o azul mais azul, o branco mais branco. Cubos, linhas geométricas, luz animal que treme e vibra como as asas de uma cigarra”.
Raul Brandão. Os Pescadores
Lotes vazios de formas e tamanhos semelhantes são alinhados ao longo de um campo de golfe, estabelecendo uma moldura para nova urbanização de casas unifamiliares. Nada foi construído. Devido ao grau de incerteza quanto às construções futuras, a casa torna-se introvertida.
Duas paredes brancas (quase) retiram completamente qualquer contacto directo com os futuros vizinhos, estabelecendo limites claros. Entre elas, uma paisagem interior arquitectónica de formas cúbicas, cada uma com uma única função, proporciona uma sensação de segurança e protecção, enquadrando cuidadosamente a paisagem distante. Apenas um volume horizontal, contendo a piscina, contradiz esta lógica projectando-se a Sul, emergindo dos muros para oferecer uma possibilidade de exposição voluntária, por um breve momento, antes de regressar à casa.