The Sound of Drawing
Hanns Schimansky
Jeanne Bucher Jaeger Gallery
Hanns Schimansky ou a ouvir um desenho…
Quando olhamos para os desenhos de Hanns Schimansky, desce um vasto silêncio e o tempo pára como se estivesse no final de um concerto excepcional…
Esta exposição apresenta os últimos desenhos e uma selecção de obras representativas dos últimos anos. É a primeira vez que o trabalho do artista alemão Hanns Schimansky é apresentado em Lisboa.
Ao longo dos anos, Hanns Schimansky tem desenvolvido pacientemente uma forma original de poética visual que resulta de uma forte postura ética: uma escolha deliberada para fazer do desenho a sua prática exclusiva.
O seu trabalho divide-se técnica e estilisticamente em três grupos distintos: desenhos a lápis de grafite sobre papel preparado, dobras em que a cor vibrante emerge como elemento estrutural, e desenhos a tinta-da-china feitos com uma caneta de ponta. Estas “melodias visuais” têm inspirado várias gerações de novos artistas e coleccionadores.
Dados os limites de uma folha de papel em branco, muitas vezes preparada e normalmente dobrada vertical e horizontalmente, o primeiro passo é seleccionar o material adequado ao tipo de superfície: tinta acrílica ou tinta aplicada com pincel ou aparo de metal, lápis ou pastel, para mencionar apenas os que Schimansky utiliza com mais frequência.
Os nossos olhos podem seguir linhas exploratórias que se movem e se espalham como rizomas pela superfície do papel. Em alguns casos, podemos praticamente ouvir o som desta linha visual-acústica, o resultado de um bico metálico cheio de tinta a mover-se por uma superfície mais ou menos áspera. O desenho/partitura musical é criado pelas marcas deixadas à medida que a linha continua o seu caminho através de quebras e interrupções.
Hanns Schimansky mostrou o seu trabalho no Gemeentemuseum em Haia, Holanda, no Staatliche Kunstalle em Karlsruhe, Alemanha, no Musée d’art et d’histoire em Neuchâtel, Suíça e no Martin-Gropious-Bau e Akademie der Künste em Berlim, Alemanha. A sua obra está representada em colecções públicas como o Museu Nacional de Arte Contemporânea em Oslo, a Berlinische Gallery, o Museu Nacional de Arte Contemporânea em Berlim, a Pinakothek der Modern em Munique e a Morgan Library & Museum Collection em Nova Iorque.
A exposição Sound of Drawing é a terceira exposição individual de Hanns Schimansky na Galeria Jeanne Bucher Jaeger e a sua primeira no seu local recentemente inaugurado em Lisboa.